du Contra: Tibia

sábado, 26 de novembro de 2005

Tibia

Ultimamente, percebemos um grande aumento na quantidade de usuários de internet no Brasil, e esse número vem crescendo cada vez mais. Boa parte desses usuários são crianças e adolescentes que, como qualquer outro, gostam de se divertir. Possibilitando assim, o crescimento do número de jogos online, ou seja, pessoas reais interagindo dentro de um ambiente virtual.

Com esses jogos, vieram os do tipo MMORPG, que significa 'Massively Multiplayer Online Role-Playing Game', ou seja, é um jogo online de RPG com bastante gente jogando ao mesmo tempo. Existem vários exemplos desses jogos, e eu, testei vários deles. Confesso que não teve nenhum de que eu não tenha gostado, mas sempre teve algum motivo para eu ter parado de jogar. As razões mais freqüentes para isso eram: ter que pagar para jogar, servidores piratas serem de péssimas qualidades, lag (tempo que a informação leva para ir do meu computador até o servidor, ir para o outro player, e voltar para mim) alto, limite de players, kicks (quando você se desconecta automaticamente de algum servidor, por algum motivo técnico, te atrapalhando no jogo), ou amigos parando de jogar por causa desses motivos anteriores, me 'obrigando' a parar de jogar também, por que jogar sozinho é um saco.

Mas entre os jogos que testei, tem um que até hoje me faz voltar a jogar, seja com o mesmo character (personagem), ou com um novo. Comecei a jogar Tibia no fim (outubro?) de 2003, já parei de jogar umas quatro vezes, por alguns dos motivos citados acima, mas sempre volto, é incrível.

Image Hosted by ImageShack.us
Tirei essa foto agora pouco, com meu char antigo.


O que faz eu achar Tibia, um jogo com gráficos 2D, sem efeitos nem trilha sonora, sem muitas animações, tão bom quanto ou até melhor que os outros jogos com gráficos em 3D de tirar o fôlego, trilha e efeitos sonoros empolgantes, etc etc etc? Talvez eu ainda não saiba, mas vamos ver se até o fim do post eu consiga tirar alguma conclusão.

Esses dias eu estava numa discussão contra uns amigos que dizem odiar Tibia, sozinho, sem a ajuda da massa tibiana que move a oitava série da minha escola, tentando convencê-los o porquê de não ser um jogo tão ruim assim. Eles vinham com diversos argumentos, sendo os principais: gráficos e som.

Acho um tremendo de um preconceito analisar qualquer coisa pela aparência. Gráficos não fazem um jogo e nunca vão fazer, eles servem para impressionar os prováveis 'compradores'. Do mesmo jeito que um jogo com gráficos péssimos pode ser ruim, um jogo com gráficos maravilhosos pode ser pior ainda, e vice-versa. Além do mais, não acho os gráficos de Tibia tão ruins assim, para um jogo 2D, eles são muito bem feitos, bem desenhados, que conseguem transmitir muito bem aspectos o suficiente para deixar nossa imaginação construir o resto necessário para um bom divertimento.

Quanto ao som, não é necessariamente obrigatório ter som em um bom jogo. Apesar de fazer falta as vezes, é facilmente substituído por uma banda que você goste, deixando o jogo, e o que você sente com ele, melhor ainda.

Bons gráficos e bons sons ajudam quem não tem uma boa imaginação a ter uma melhor experiência no jogo, mas destreinam a criatividade, que, na minha opinião, é fundamental para jogar.

Image Hosted by ImageShack.us
Eu matando Beholder, faz tempo que tirei a foto.


Tibia proporciona momentos incríveis no jogo, envolvendo diversas opções, várias coisas que podem ser feitas para sua diversão, desde jogar sério, caçando e treinando para evoluir e poder enfrentar adversários mais fortes, até passear, explorar os lugares com amigos comendo uns peixes, pescar, ter uma casa, casar, fazer coleções de itens, etc. Você não fica preso em caçar, caçar e caçar, como acontece em muitos jogos desse estilo.

Image Hosted by ImageShack.us
Festa em Venore, organizei com meu primeiro personagem! Faz tempo... Um dos dias mais legais.


E o pior, esses jogos não exigem habilidade do jogador, você simplesmente bota para atacar e espera a criatura morrer, no máximo tem que usar algumas magias ou tomar algumas poções. Diferente de Tibia, em que é necessário toda uma tática de ataque, vários jogadores envolvidos as vezes, rapidez nos movimentos, escolha de magias certas, etc. Como muitos reclamam, você não vê animação do seu personagem atacando, mas é facilmente compensado pelo fato de que é você que ataca, você que escolhe o que vai fazer, não é somente clicar e esperar...

Outra coisa que me faz gostar de Tibia é ele permitir que eu não perca a função multi-tarefa do meu computador, o que para mim, é muito útil. Eu sempre estou fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, e jogos muito pesados acabam não deixando isso, pois rodam em tela cheia. Além disso, Tibia não exige muito de seu computador, rodando em sistemas até mais antigos, o que anima bastante. Eu jogo ao mesmo tempo que converso no MSN, leio e-mails, vejo sites, ouço música, sem perder o desempenho necessário.

Acho que no fim deu para eu perceber os reais motivos de achar esse jogo tão bom, mas ainda quero deixar claro que já joguei e gostei de vários outros, e estou sempre disposto a experimentar novos jogos. Ontem mesmo instalei Line Age II, algumas horas de instalação, mais algumas outras de update, gigas de espaço, servidor pirata (ok, privado), gráficos maravilhosos, sons animadores, e o resto? Prefiro continuar com Tibia mesmo...

postado por Zeca Daidone - 13:55 -

26 Comentários:

Anonymous henrique:

tibia eh kenem doce...vc come ateh enjoa...+ nunk para de gosta...>_<
apesar de ter graficos "sux" e nem som ter eh bem dahora =)

novembro 26, 2005 3:02 PM

 
Anonymous Pascon:

Existe um grande racismo como vc ja disse com o jogo... por causa do grafico e talz...
mais existe um jogo com melhor historia... com melhor rpg que esse? se alguem disser q sim por favor me mostre qual e q não seja necessario pagar....

novembro 26, 2005 3:04 PM

 
Anonymous João Vagner:

Como não tenho máquina pra rodar games como doom 3 e etc, fico no tibia, assim que achar um cliente for linux.

Abraços

novembro 26, 2005 3:09 PM

 
Anonymous alex:

Bem desenvolvido, mas o assunto é um lixo! HSauhsa... zuerinha clusterr... ma mesmo assim eu faço parte da "massa" q odeia tibia, hell, ot e td q tem direito! hihi..
Te mais....

novembro 26, 2005 3:31 PM

 
Anonymous Menel:

DISCORDO!!
tibia eh um lixo!
mas dah p c divertir
=X

novembro 26, 2005 3:39 PM

 
Blogger Cluster:

menel!!! vc anda se divertindo mto com lixos, de acordo com sua concepção...

o mais viciado.. até qdo num pode tá lá jogando =P

novembro 26, 2005 3:42 PM

 
Anonymous Puro_Osso:

Haha...eu não li tudo que escreveu, então posso apenas dizer que, muito legal as SS...
haueuhauehauehuaeh
Em breve eu volto pro tibia....hahaha

flw.vlw

novembro 26, 2005 3:43 PM

 
Anonymous tonto:

oi
Tibia
Rlz
tchau

novembro 26, 2005 3:58 PM

 
Anonymous marco:

ah meu....num tem o q fazer...os graficos e os sons de tibia podem ser sux, mas a variabilidade de bixos, itens, armas, magias, etc e a complexidade dos mapas, quests e opções de jogabilidade são incomparáveis e compensam o som e o grafico.... eu pelo menos naum avalio o jogo soh pelo grafico e pelo som....

>>>> olha eu coment de novu!!!<<<

novembro 26, 2005 4:11 PM

 
Anonymous dani:

uhu
Amei o post Zequinho =D
Vc gosta de Tibia, eu amo ;)
Viciada?! Nah, magina >.<
Tibia eh TDB, alem de diversao nos ensina a negociar :P, conhecemos pessoas de todo o mundo, novas amizades, ah, as vezes vai alem d amizade auhshsau
Tibia 4ever
Bjks
Obs.: Só odeio esses LAGs maldito q me fazem morrer ¬¬
uhsasuahsah

novembro 26, 2005 4:34 PM

 
Anonymous Lews:

Pq tanta gente fala que os gráficos de Tibia são "sux"?? Os gráficos são muito bem desenhados. É uma proposta diferente da maioria (99%) dos jogos atuais, que tentam ter um visual idêntico ao real. Imagem não é tudo. Um jogo é muito mais do que uma aparência...

Muitas pessoas que falam mal ou odeiam Tibia jogavam, mas morreram em alguma ocasião e resolveram parar de jogar. Ficaram com raiva porque fizeram merda ou pq não foram capazes de superar as dificuldades e inventam qualquer pretexto para falar mal de um ótimo jogo, no qual foram mal sucedidas.

PS: Nota 10 pro assunto escolhido! ;)

novembro 26, 2005 5:15 PM

 
Anonymous Lews:

Ah... pra quem quiser um jogo com gráficos 3D, sugestão:
www.muonline.com
É mto bom! =P

novembro 26, 2005 5:19 PM

 
Blogger Docko:

AhuahuahuahUAhUAhuAhuahuahauhauhaauah
Boa Cluster... Falou, falou e não disse nada.
1º você acha que meu mago no lineagese eu clicar num bicho e esperar ele sobrevive mais de 0.253 segundos? EU tenho que perceber que tipo de ataque faz mais efeito tomar cuidado pra não atacar com uma magia fraca que faça o bicho vir atras de mim sem eu puder fugir, tenho que pensar se consigo correr/atacar no cenario, se preciso ou não de ajuda, etc.. ou seja, uso taticas. Coisa que em tibia, como até mesmo uns viciados nisso já me confessaram, NÃO tem tanta taticas de batalhas assim.
2º Motivos pra zuar Tibia são muito mais do que grafico e som. Esses são os mais bvisiveis, o que se percebe vendo os outros jogarem, não precisa nem jogar pra perceber.. mas logicamente que há mais...
Hoje a noite entra no RIP...depois das 22...
Vou mostrar que tibia tem muito mais defeito que som e grafico, embora não vou excluir esses dois topicos.
(Obs.: Já joguei tibia por 1 dia, mas achei tão insuportavelmente chato, sem objetivo e feio que parei.)

novembro 29, 2005 9:15 AM

 
Blogger Cluster:

Falei que seu mago não precisa de tática? Menos mal saber que precisa, pois senão meu conceito cairia muito mais desse joguinho bonito de se ver.

Essas táticas que você falou, não só existem no Tibia, como são muito mais complexas e existem muitas outras, inclusive, envolvendo mais de um jogador (o que é mais comum).

Me fala quem foram os viciados que te falaram isso. Quem sabe um mínimo sobre Tibia, também sabe que o melhor do jogo está justamente nesse ponto. Não importa o level, até para fazer as quests de Rookgaard você precisa de conhecimento e inteligência para conseguir ser bem sucedido.

Quando você jogou Tibia, fica claro pra todo mundo que não tentou ver pontos positivos, e somente ficou preso a aparência. O que você sabe para falar que é um jogo sem objetivo? Você acha que MMORPG's são jogos lineares, que tem um 'e eles viveram felizes para sempre', 'the end'? Cada player faz seu objetivo, em qualquer um desses jogos. Apesar de ter os objetivos mais seguidos (ficar forte, rico, com amigos fortes, ricos, numa guild forte, rica), tem os outros que são paralelos, que eu já citei no post, como quests, interpretar seu personagem, etc.

Falando em interpretar, ontem eu fui jogar LineAge para dar mais umas testadas, e cheguei com meu Orc Fighter para falar com um Dark Elf numa estradinha:

- Hiho, friend! Wanna hunnttt?
- Leave, u noob.
- I kill everything, man!
- LOL - e deu logout.

Nossa, o que adianta toda essa fantasia (cenário, raças, monstros, tudo perfeito) em um jogo, se os players que o jogam não sabem aproveitar?

Até em CAROM 3D os jogadores interpretam melhor! :P

novembro 29, 2005 1:47 PM

 
Blogger Thunder_Bolt:

tibia...
escoria da humanindade
paint brush online
meu irmaum com o dente no mouse faiz melhor no paintbrush
ateh "ad" [www.battleon.com] tem grafico melhor!
vou colokar aki um trexo da nossa conversa do MSN para os leitores de coment:
Thunder
na runa vc clika em "1 pixel"

cluster
pois é, qto maiores, mais legal o jogo
cluster
vide atari

cluster
imaginação é oq há!!
Thunder
entaum troko meu atari pelo seu PC
"

ke joga tibia? vai prum 486 ou troka de placa de video cmg... pq pra MIM grafico importa
c vc naum se incomoda de jogar jogo q parece q foi feito por um vesgo tendo atake epiletico assistindo pokemon brincando no paint
prob eh seu...
doa sua placa de video para kem realmente necessita
placa video usada pra tibia eh desperdicio...
vai joga Prince of persia... mto melhor q tibia
... bah... vai... tibia foi feito pra se bom... vai fika cmo eles kerem qnd perceberem q colkaram a versão de teste de grafico na net
¬¬
Tibia sux

novembro 29, 2005 4:47 PM

 
Anonymous Malks:

pau no seu cu nerds ...vc eh o unico bixa que faz um blog defendendo tibia...é incrivel ...

novembro 29, 2005 5:29 PM

 
Blogger Cluster:

Thunder, ótimos argumentos, você realmente deve achar que eu só uso meu PC para jogar, né? Placas de vídeo só servem para jogos, e tem que ser online!

Não vou deixar de jogar um jogo só porque meu PC é muito bom para ele, ridículo isso.

E Malks, ok! Sugestão anotada.

Só um aviso para os próximos comentaristas:

'reclame, se puder'

Vocês não tão podendo... 8-)

novembro 29, 2005 6:16 PM

 
Blogger Thunder_Bolt:

meu pc faiz tudo q o seu pc faiz, menos a placa de video, entaum seja gente boa... da pra mim??? eu t do a minha e meu atari pra cobri a diferença e estimular sua imaginação =D

novembro 30, 2005 7:30 PM

 
Blogger Cluster:

Eu uso emulador de Atari, SNES, Mega Drive... =]

E minha placa de vídeo serve para... para... pra eu brincar de Deus no programa de modelagem 3D!

Ok, na verdade, eu jogo Star Wars Episode 1: Racer, e precisa de placa de vídeo... =)

novembro 30, 2005 9:06 PM

 
Anonymous MU online eh melhor!!!!!:

q horrivel esse jogo eh uma merda puta q pariu naum sei como um ser humano normal racional com polegar opositor com um cérebro consegue jogar essa porra vai jogar mini game acho q o jogo da minhoquinha nos celulares ''nokia'' tem graficos com muito mais adrenalina q issu pq eh ipossivel fora de corgitaçao humana ateh se vc pegar um jogo de game boy e aumentar os graficos 9999999999999999 vezes eu ainda acho q vai fiakr melhor q o gráfico original de tibia e outra coisa ons sons empolgantes muito incrivel nunca vi trilha sonora melhor q o de tibia e o nome ''tibia'' ja da vontade de vomitar soh de ouvir issu!!!!!!


tibia = merda ''' se vc naum repara ateh o mesmo numero de silabas eles tem igual

T I B I A
M E R D A

issu eh uma mensagem subliminar!!!!!!!!

dezembro 22, 2005 9:33 PM

 
Anonymous Menel:

so p lembrar... o post esta falando exatamente que tibia consegue agradar mts pessoas mesmo n tendo graficos d ultima geracao nem sons...
ou seja... agrada pela interacao entre os jogadores...
c vc n consegue ler o post e identificar isso...
se mata...
=)

dezembro 23, 2005 12:14 AM

 
Anonymous Anônimo:

puuuutttaaa q pariuu...
tem gente q fala q mu e bommm...
hahahahahhah ¬¬'...
que graaça tem deixar um bixu bateno sozin...quandu vc volta ta lvl 200.
ne mu se ja começa matanu o bixu mais forte do jogu..
vai ne tibia e tenta mata morgaroth lvl 8 ate 200 sozin...
mu naum tem graça nenhuma pois e jogu de menina...
outra coisa..
mu quando os outrus te mata c num perde nada ,dropa nada...
p q matar os outrus intaumm...
mu e coisa de tolo...
falei e ta faladu...
tibia tem diversao...
e é DIFICIL.

fevereiro 13, 2008 6:38 PM

 
Anonymous Carlos:

Tibia é o jogo mais da hora que existe......É preticamente a mesma coisa que mu e outros,masa mais complexo e com mais coisas com que se preocupar.Quem acha que é uma ...x...x... é porque ´~ao uma bando de noob que não sabe joga e só fica se preocupando com besteira,como implorar para hackers passarem programas de segurança.....Tibia é foda,muito loko,quem quer jogar joga,quem não quer vai ...x...x...x...x...x

março 28, 2008 9:34 PM

 
Blogger tom:

hum...
é um luoko quem acha que tibia é um jogo merda!!!
tanto que quem para pra falar mal de tibia é pq ja jogou e mooreu ...
e naum consegue superar as dificuldades do jogo ou pq nunca jogou e so diz merda por causa do grafico!!!
mas pra min até que o grafico é muito bom sendo 2d, e tibia é um jogo otimo!!!
onde eu não consigu parar de jogar!!!
tem até amigo que dizia que tibia era paia...
ai o pc dele ficou uma merda e ele começou jogar um jogo pouco pesado como tibia!!!
e joga ate hoje isso faz uns 3 anos!!!!

junho 13, 2008 1:08 PM

 
Anonymous Ammy:

Tibia e bOM,, pq testa suas capacidades d ser sempre o melhor e istimula vc sempre querer ser o mais forte de skills mais autos,, Tiba injoa sim , mais nunk vc dexa d joga por muito tempo ,, sempre da sudade d JoGAR,,, Muito Bom Rox d mais,, se tibia FOSSE 3D... seria Chatuu,,,igual Mu e etc,,,, quem num gosta e julga sem saber esperiment e depois fale,., eO odiava tibia, quando eu aprendi realment a jogar,, e tava tendo um desempenhu Bom,, ViCieI,, jOGu A 4 ANOS VAI FAZER 5,, SEMPRE to d cHar novu, mais NUnk deixo d Jogar.

Uma Historinha ....

Era uma ves um menino mto viciado em Tibia, ateh q um dia sua mae lhe disse , filho seu papai morreu , ele responde ,, mae me diz onde foi q eu vou lah e cato o loot.

NHÁÁÁ.. By ammy a Gatinha Du cROSS fOX MSN pra GATINHOS TIBIANOS : ammyrocks@hotmail.com

março 10, 2010 9:19 PM

 
Anonymous Anônimo:

Axo que tibia EH O TIPO DE JOGO QUE NINGUEM PODE DIZER QUE EH RUIM.. todo mundo tirando onda com vc pq nao tem uma maquina rox pra rodar jogo nenhum ai vc diz.. tenho sim.. roda tibia.. que nenhuma maquina precisa ter placa de video nem memoria ram rox.. so basta ter net..!

fevereiro 02, 2011 3:25 PM

 

Postar um comentário

<< Home

o que era pra ser?

Blog feito para expressar opiniões que eram para ir contra a maioria da sociedade, mas acabam sem expressividade e não expressam nada com expressão mesmo. Então o objetivo é propagar informações e/ou qualquer coisa que talvez não sejam muito informativas, mas o principal e quem sabe até real motivo é servir como uma válvula de escape de uma criatividade extremamente fértil, que infelizmente de vez em quando não é bem direcionada. Por enquanto.

quem acho que sou?

cluster / josé a. daidone neto

Estudante de Engenharia de Computação na UFSCar, 22 anos de idade, inquieto quando era para ficar quieto e quieto quando era para inquietar-se, tenta estar animado mesmo diante dos piores cenários para nosso incerto futuro. Saiba mais aqui

Gosta muito de ler, de computadores, internet, desenhos animados, séries (mas não as numéricas), filmes de ação e de aventura, ama o seu quarto e é viciado em Pink Floyd, mas tem ouvido muita coisa ultimamente.

Não gosta de várias coisas, como por exemplo ter que repetir o que disse após um 'oi?' ou simplesmente perder um gol durante a educação física (isso não existe mais, enfim). Em tempos de universidade, não gosta de ter que dedicar tanto a teoria matemática e perceber que toda sua criatividade e tempo livre cada vez são menores. Também não gosta de ter que lembrar o que não gosta.

siga este caminho

nostálgico passado

li, gostei, recomendo

feed - sirva-se

outros

Powered by Blogger

Image 

hosted by Photobucket.com

BlogBlogs.Com.Br